
Balão
- produção, diálogo e participação
Balão — produção, diálogo e participação, compreende um projeto curatorial no domínio das artes visuais, destinado à Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul. Em conformidade com o apontado pelos seus conceitos estruturadores (os da produção, do diálogo e da participação), este programa tem como finalidade a divulgação e a diversificação da prática artística contemporânea, bem como a sua contextualização.
Sendo também o seu âmbito o do ensino não-formal dentro da área artística, compreende a concretização de conversas e workshops, fundamentados nas temáticas e técnicas subjacentes à obra de cada artista representado. Este é um projeto em continuidade, contado já com a participação das artistas Ângela Fonseca, Inês Neves, Amanda Triano, Juliana Matsumura, Conceição Abreu, Mariana Ramos e Joana Paraíso.
Correspondendo ao lugar específico para o pensamento e para o diálogo na imagem, o “balão” visa proporcionar uma experiência ativa e fundamentada para os autores e para os espectadores no âmbito das artes visuais. Este espaçotempo procura-se estabelecido a partir das exposições individuais das quais irradiam conversas entre os artistas e os seus oradores convidados.
Em consonância com a índole participativa e educativa que lhe está na origem, os workshops neste programa integrados, partem das exposições patentes com o objetivo de abrir novas leituras e entendimentos sobre as obras apresentadas. Deste modo, cada workshop é especificamente concebido a partir do trabalho de cada artista, procurando representar um contributo para uma experiência mais próxima ao pensamento e/ou às técnicas que lhes são subjacentes.
